#Notícias Unitoledo
 
 

Tipos de esportes: conheça as modalidades esportivas

Como parte cultural de todas as nações, o esporte sempre se fez presente na história da humanidade. Além de sua prática histórica, são diversos os tipos de esportes.

Prova da importância da prática esportiva são as Olimpíadas que, desde a Grécia Antiga até os dias de hoje, reúnem milhares de pessoas para acompanhar as diversas modalidades de esportes. Neste post, você vai descobrir quantos tipos de esportes existem, além de conhecer cada um deles.

 

Quantos tipos de esportes existem no mundo?

No geral, estima-se que existam mais de 60 variedades esportivas no mundo, sendo divididas em 8 tipos de esportes:

  • Esportes de invasão: como o próprio nome sugere, esse é um dos tipos de esportes que tem o objetivo de invadir e atacar o campo adversário para marcar ponto ou vencer o jogo. Como exemplos desse tipo de esporte temos futebol, basquete, polo aquático, rugby etc.
  • Esportes de rede: nesse caso, o jogo é dividido por uma rede, em que os jogadores devem jogar a bola por cima dela para marcar pontos no campo adversário. Os exemplos mais conhecidos são vôlei, futevôlei e tênis.
  • Esportes de parede: semelhantes aos esportes de rede, os tipos de esportes de parede são aqueles em que os jogadores arremessam a bola em uma parede para haver rebote. O ponto acontece quando um dos jogadores não consegue rebater a bola. Dentro desse tipo de esporte temos o squash e o padel.
  • Esportes de campo e taco: nesse tipo esportivo a estratégia é rebater a bola com um taco o mais longe possível para acertar um alvo, dificultar o alcance do adversário ou percorrer uma distância, como ocorre nos jogos de beisebol e críquete.
  • Esportes de combate: aqui entram as categorias de lutas e artes marciais. Basicamente, o objetivo é golpear o adversário, seja em curta distância (corpo a corpo) ou longa distância (como é o caso da esgrima). Nesse tipo esportivo podemos citar boxe, luta livre, karatê, kendo etc.
  • Esportes de precisão: envolvem objetos sendo lançados em direção a um alvo, os quais podem ser atirados manualmente, como é o caso de jogo de dardos ou curling; bem como atingidos por alguma ferramenta, como ocorre no golfe e na sinuca. Ainda, também há a possibilidade de utilizar uma arma, como no caso do arco e flecha.
  • Esportes de marca: são as modalidades caracterizadas por uma meta. Por exemplo, nas modalidades de arremesso (lançamento de disco, arremesso de peso etc.), o objetivo é atingir a maior distância. Por sua vez, o objetivo nas corridas é percorrer uma determinada distância no menor tempo possível. Da mesma forma, temos os esportes em que a meta é levantar a maior quantidade de peso.
  • Esportes técnico-combinatório: muito apreciados nas Olimpíadas, esse é um dos tipos de esportes que combina uma série de movimentos que são julgados e avaliados por uma banca. Ginástica artística, patinação, surfe e nado sincronizado são as modalidades mais conhecidas desse tipo esportivo.
A imagem contém um time feminino de futebol em campo. O futebol é um dos tipos de esportes coletivos.
O futebol é um dos tipos de esportes de campo na modalidade coletiva!

Quais são os tipos de esportes coletivos e individuais?

Além dos múltiplos tipos de esportes, categorias e modalidades, a prática esportiva também se divide em esportes coletivos e esportes individuais.

 

Esportes coletivos

Os esportes coletivos são compostos por dois ou mais jogadores competindo com outra equipe. Cada esporte coletivo tem suas regras e características próprias, em que, normalmente, cada jogador também tem uma determinada função e posição.

Além disso, os esportes coletivos podem ser de invasão, que, como descrito no tópico anterior, têm o objetivo de atacar o campo adversário. Nesse contexto, há interação entre as equipes, as quais se alteram durante o jogo em ataque e defesa. Da mesma forma, também existem esportes coletivos de não invasão, em que não há interação entre os adversários.

Esse tipo esportivo tem algumas características comuns, que são:

  • dinâmica em equipe;
  • espaço de jogo delimitado;
  • regras sistematizadas;
  • arbitragem;
  • elementos estratégicos; e, principalmente,
  • uma bola em campo.

A partir das principais características descritas acima, podemos citar como exemplos de esportes coletivos o futebol, basquete, vôlei, polo aquático, badminton, beisebol, handebol, dentre outras modalidades formadas por equipes.

 

Esportes individuais

Por sua vez, os esportes individuais são caracterizados essencialmente pelo desempenho individual. Isto é, um jogador compete individualmente com outro(s).

Da mesma forma que os esportes coletivos, os esportes individuais também apresentam métricas, metas e regras próprias. Inclusive, muitos esportes individuais entram na categoria de esportes de marca, em que o jogador deve atingir uma meta maior que seu adversário para vencer, seja de distância, tempo, peso ou qualidade.

Dentre os principais esportes individuais, temos natação, atletismo, jogos de luta, surfe, ciclismo, automobilismo, esgrima etc.

 

Quais os esportes mais populares do Brasil e do mundo?

Pode-se notar que existem inúmeros tipos de esportes praticados no mundo. Contudo, temos alguns “queridinhos”, os mais acompanhados e praticados no Brasil afora.

Encabeçando a lista dos tipos de esportes mais populares e unindo cerca de 4 bilhões de torcedores pelo mundo, temos o futebol, que é jogado praticamente em todos os países e, no Brasil, é um dos maiores orgulhos nacionais.

Em seguida, temos o basquete, que é muito famoso e valorizado principalmente nos Estados Unidos e em países europeus. Reunindo mais de 1 bilhão de seguidores, o basquete só tende a crescer.

O terceiro lugar fica para o cricket, esporte de origem inglesa que, apesar de ser considerado um esporte mais “exclusivo” das elites, é muito popular em países colonizados pelos ingleses, como Índia e Austrália. Inclusive, o cricket ocupa esse lugar devido a sua considerável popularidade na Índia, o segundo país mais populoso do mundo.

Já em quarto lugar, temos o tênis, o esporte individual mais famoso e praticado no mundo. No Brasil, o tênis cresceu e ganhou força com o jogador Gustavo Kuerten, grande tenista de reconhecimento internacional.

Por fim, finalizamos essa lista de tipos de esportes com o vôlei, modalidade que tem grande relevância na América, Europa e Ásia. O Brasil, inclusive, é referência nessa atividade, tanto na categoria masculina quanto feminina.

 

Quais as principais modalidades esportivas trabalhadas nas aulas de educação física?

As aulas de educação física durante os anos escolares têm o objetivo de desenvolver o interesse dos alunos nas atividades esportivas, instigar o trabalho em equipe, fazer o aluno reconhecer seu próprio desempenho, promover os benefícios do exercício físico para uma boa qualidade de vida, dentre outras competências.

Para isso, os professores incluem diversas atividades de diferentes tipos de esportes, desde esportes coletivos até exercícios de circuito, por exemplo.

As modalidades de esportes coletivos ainda são as mais presentes nas aulas de educação física, como futebol, basquete, vôlei, handebol, queimada etc. Dentre as modalidades individuais, muitos professores aplicam, por exemplo, práticas do atletismo, capoeira, ginástica e natação.

Cabe ressaltar que, independente dos tipos de esportes ou modalidades, as atividades esportivas têm grande importância no desenvolvimento individual, tanto em relação à saúde física quanto em relação ao valor cultural promovido pelo esporte.

Gostou de conhecer os diversos tipos de esportes? O que acha de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais?