#Notícias Unitoledo
 
 

O que fazer nas férias da faculdade? Descubra aqui!

O momento das férias é, com certeza, o mais esperado pela maioria dos estudantes. Muitos utilizam o recesso escolar para descansar e se divertir ou para colocar em dia projetos pessoais. Já outros ficam um tanto perdidos com o tempo ocioso, sem saber o que fazer nas férias da faculdade.

Contudo, com o atual contexto de pandemia de covid-19 e o consequente isolamento social, as opções de lazer e diversão foram um tanto reduzidas. Pensando nisso, neste artigo trazemos algumas opções e dicas para você saber o que fazer nas férias da faculdade. Confira!

 

Qual o período de férias da faculdade?

No Brasil, o período das férias é dividido entre os meses de dezembro, janeiro e julho. O tempo de recesso pode variar de acordo com o calendário da instituição de ensino, mas, normalmente, o período de recesso no meio do ano costuma ser de 30 dias.

Porém, é preciso ressaltar que a pandemia alterou muitos calendários letivos, afetando o período de férias. Além disso, o recesso também pode ser alterado de acordo com os feriados anuais e eventos especiais, como Olimpíadas e Copas do Mundo. Tendo isso em mente, é preciso ficar atento ao calendário da sua universidade se você pretende planejar o que fazer nas férias da faculdade.

 

Tem férias na faculdade EaD?

A faculdade EaD apenas se difere do ensino presencial pelo formato das aulas. Mas, no geral, essa modalidade de ensino segue os mesmos critérios e características de qualquer faculdade.

Portanto, sim, tem férias na faculdade EaD, variando de acordo com o calendário acadêmico de cada instituição. Se você é estudante na modalidade EaD e ainda não sabe o que fazer nas férias da faculdade, continue lendo este artigo.

 

Como aproveitar as férias da faculdade?

Dormir até mais tarde e maratonar séries talvez sejam as principais ambições do estudante em férias. Mas dá para fazer esse período ser bem mais produtivo e divertido. Por isso, confira a seguir algumas dicas do que fazer nas férias da faculdade!

 

1. Aprenda algo novo

Esse é um ótimo momento para você adquirir e desenvolver uma habilidade nova. E pode ser qualquer coisa: depende apenas dos seus interesses para decidir o que fazer nas férias da faculdade.

Você pode, por exemplo, aprender uma língua nova, investir seu tempo em atividades artísticas, aprender sobre botânica, aprender a tocar um instrumento. Enfim, as possibilidades são inúmeras. O interessante mesmo é entrar em contato e consumir coisas diferentes. Quem sabe você não descobre um novo talento?

 

2. Reserve um tempo para ler

A leitura é um exercício enriquecedor. Por meio dela temos contato com outros universos, cenários e saberes. E isso não é exclusivo dos grandes clássicos. Todos os gêneros são válidos, desde fanfics até artigos científicos.

A imagem contém um jovem que escolheu estudar quando se perguntou "O que fazer nas férias da faculdade?".
Se você não sabe o que fazer nas férias da faculdade, ler é uma ótima opção!

 

3. Faça atividades extracurriculares

Iniciar aquele curso que você tem grande interesse mas não tem tempo de fazer durante o ano letivo é uma ótima opção sobre o que fazer nas férias da faculdade. Além disso, você também pode participar de eventos, workshops, palestras etc. Isso o ajudará a manter a mente exercitada e também enriquecerá seu currículo.

 

4. Cuide de você

Às vezes, o estresse da rotina acadêmica prejudica o autocuidado, então muitos acabam deixando de lado cuidados básicos (e importantes) para realizar as inúmeras obrigações diárias. Assim, o período das férias é uma boa oportunidade para cuidar da saúde física e mental.

Dessa forma, aproveite esse momento para criar uma rotina de exercícios, cuidar do cabelo, regular o sono, comer o que gosta, dar atenção aos amigos etc. Isto é, dedique um tempo de qualidade para curtir você mesmo.

 

Pode estudar nas férias?

O período das férias é o momento de colocar as coisas em dia, inclusive o descanso. Mas reservar um tempo para os estudos é uma ótima forma de manter o ritmo acadêmico e até mesmo conseguir reforçar o currículo.

Além disso, é uma opção a mais quando a dúvida é “O que fazer nas férias da faculdade?”. Veja, a seguir, alguns argumentos para te incentivar a estudar um pouco durante o recesso escolar.

 

1. Exercitar o cérebro

O ano letivo pode ser muito conturbado. Assim, durante as férias, muitos só pensam em relaxar. Porém, no retorno das aulas, esse “descanso prolongado” pode prejudicar o aluno, o qual às vezes sente dificuldade para voltar ao ritmo acadêmico.

Por isso, estudar um pouco no período das férias ajuda a não perder a rotina, bem como exercita o raciocínio. Além disso, você pode aproveitar esse tempo para colocar em dia algumas matérias atrasadas e retornar à faculdade com todo o material organizado.

 

2. Manter-se atualizado

O universo acadêmico está em constante atualização. Por dia, diversos artigos são publicados, discussões são alimentadas e novas teorias e descobertas são feitas. Nesse sentido, é muito importante ficar por dentro de tudo que acontece no meio científico, principalmente se você tem o desejo de seguir carreira acadêmica.

 

3. Investir em especialização

Aproveite o recesso escolar para dedicar seus estudos para a área que você tem mais interesse. Então participe de palestras, leia artigos da área, faça cursos profissionalizantes etc. Dessa forma, além de conseguir dar atenção para a sua área, também é possível enriquecer seu currículo.

 

4. Instigar a curiosidade

Esqueça a ideia de que é preciso apenas estudar para passar em uma prova. Nesse período de férias, busque estudar por prazer. E sim, isso é possível. Estude algo que goste, que ache interessante ou que tenha curiosidade.

Aliás, o conteúdo não precisa, necessariamente, fazer parte da sua área. Todo e qualquer conhecimento adquirido ajuda tanto na formação profissional quanto individual.

Por fim, as férias representam um momento oportuno para aumentar sua experiência profissional e ampliar seus conhecimentos. Se você ainda está em dúvida sobre o que fazer nas férias da faculdade, aproveite o recesso escolar para descansar e se divertir.

Mas não esqueça que depois desse período há uma rotina acadêmica te esperando, então pense também em se preparar para o retorno das aulas sem maiores dores de cabeça.

Conhece alguém que também não sabe o que fazer nas férias da faculdade? Compartilhe já este conteúdo!