#Notícias Unitoledo
 
 

Frequência de aulas práticas capacitam futuros profissionais para o mercado de trabalho

Verônica Martin

A aula prática é realizada com o objetivo de instigar o aluno a colocar a mão na massa aplicando os conhecimentos adquiridos em sala, desenvolvendo habilidades, e mostrando situações reais da profissão. Para melhor capacitar os futuros profissionais as atividades práticas são frequentes no UniToledo.

Na noite de terça-feira 24 de setembro foi a vez dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura. A atividade reuniu cerca de 80 alunos para praticar os conceitos estudados na teoria.

IMPORTÂNCIA

A atividade interdisciplinar englobou as disciplinas de “Tópicos em Educação Física e Saúde: Educação Física, Cultura e Saúde” e “Ciências e Práticas na Educação Física Escolar: Resgate de jogos e brincadeiras”, ministradas pelo docente, Luis Carlos Oliveira e pelo coordenador, Rodrigo Detone. A aula foi uma junção dos cursos de Educação Física de Licenciatura e Bacharelado.

Segundo o professor Luis Carlos Oliveira, essa junção mostra sua importância ao proporcionar aos acadêmicos estudar e compreender as disciplinas, apresentando aos alunos a Educação Física como uma ferramenta muito importante para a prevenção e promoção da saúde.

METODOLOGIA

As salas do 2º semestre dos cursos foram dividas em três grandes grupos, no qual cada grupo ficou responsável por apresentar, promover e realizar as atividades com um tema diferente. Estimulando a metodologia ativa e de gameficação, diferenciando e dinamizando a aula.

Para a aluna Amanda Letícia dos Santos, 2º semestre de Ed. Física Bacharel, a atividade proposta era que os alunos conhecessem o lado de ser um profissional. “Não fomos apenas alunos dessa vez, mas sim os responsáveis pelas atividades que cada grupo foi designado a fazer”.

CONHECIMENTOS

A acadêmica ainda acrescenta que a atividade foi fundamental para que ela, junto com os demais alunos, pudesse compreender melhor a atuação do profissional. A partir dessa experiência a aluna conta que pôde entender mais sobre o funcionamento e relação dos profissionais com grau de Bacharel e Licenciatura.

“Uma das coisas que mais gostei e achei interessante foi a junção do bacharelado com a licenciatura. Sei que aprendemos com eles e eles aprenderam conosco, nós somos uma equipe que tem uma função em comum: a de cuidar do próximo e de promover ensinamentos”, afirma Amanda.

Edição: André Ferreira