#Notícias Unitoledo
 
 

Ex-aluno do UniToledo escreve artigo com Nilson Lage, um dos principais nomes da Comunicação na América Latina

Mariana Páscua

O ex-aluno do curso de Jornalismo do UniToledo, Edwaldo Costa, teve seu artigo escrito com o professor Dr. Nilson Lage aprovado no 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM), que ocorreu entre os dias 2 a 7 de setembro, em Belém (PA).

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, desde 1977, reúne cerca de duas mil pessoas, entre alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área.

ARTIGO

O artigo intitulado “A Crise dos Migrantes e Refugiados Venezuelanos na Imprensa Brasileira”, inicia com a contextualização da Venezuela como um país petroleiro, cujas reservas são dez vezes maiores que as estadunidenses pelo professor Nilson Lage. O comunicador também menciona o fato do país latino-americano ser considerado estratégico, do ponto de vista logístico, pois o custo de importação é inferior àquele importado do Golfo Pérsico, por exemplo, com tempo reduzido entre a produção e a entrega. Na Venezuela, o Estado controla a produção, a distribuição e o destino da renda do petróleo, de certa forma, existe um impedimento à dominação econômica e política dos EUA no continente.

Na discussão do artigo, o ex-aluno do UniToledo Prof. Dr Edwaldo Costa, que cursa Pós-Doutorado em Jornalismo, na Universidade de São Paulo (ECA/USP), faz críticas à forma superficial com que veículos de comunicação nacional e internacional retrataram a chegada dos imigrantes venezuelanos, o que incentivou a xenofobia e conflitos de informação, resultando em conceitos destorcidos.

Dentre os exemplos, Costa menciona uma reportagem televisiva, na qual a jornalista acusa o povo venezuelano como responsáveis pela volta do sarampo no Brasil. O pesquisador aponta a falta de apuração, já que existem postos de vacinação com militares da área de saúde da Marinha do Brasil e de outras Forças na fronteira e na capital roraimense e dados divulgados pelo Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência pelo Ministério da Saúde, que relaciona a volta da doença com navios estrangeiros que atracam no Porto de Santos.

Atualmente o jornalista e professor Dr. Nilson Lage faz publicações diárias sobre o governo, a economia e o factual como um todo em sua página no Facebook. Lage foi professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade Federal Fluminense, trabalhou no Jornal do Brasil, O Globo, Manchete e na Televisão Educativa do Rio de Janeiro, entre outros.

Edwaldo, em 2019, ficou mais de três meses na Comunicação da Operação Acolhida –  trabalho de recepção, identificação e acolhimento de venezuelanos que chegam ao Brasil pela fronteira com o estado de Roraima, realizou visita de estudos durante treinos da Seleção Brasileira de Futebol na Granja Comary, escreveu um capítulo de livro sobre Jornalismo Esportivo com o supervisor de Pós-Doutorado, Luciano Maluly, além de participar de Bancas de Doutorado na USP, UFMS e de Mestrado na UnB e UFF.

Edição: André Ferreira