#Notícias Unitoledo
 
 

Calouros do curso de Direito do UniToledo participam de Cine Pipoca em programação da semana de Volta ás Aulas

Pablo Felipe

A tradição do UniToledo é desenvolver programação especial e inesquecível para a recepção dos calouros na semana de volta ás aulas. Durante essa semana os novos integrantes da Família UT participaram de um super show, palestras, bate-papos, apresentação de cronograma do primeiro semestre, dos coordenadore do cursos, docentes, além de muita animação e interação.

O coordenador do curso de Direito UT, professor Renato Freitas, preparou na última quinta-feira 13 de fevereiro, uma sessão de cinema, acompanhada com pipoca para os calouros. O filme escolhido para o Cine Pipoca foi “O grande Desafio” que conta a história de Melvin B. Tolson, professor da Faculdade Wiley, no Texas. Em 1935, ele inspirou os alunos a formarem a primeira equipe de debate, que desafiou Harvard no campeonato nacional.

O FILME

A escolha do filme “O grande desafio” foi por ele estar na galeria dos “filmes de vitória” com uma mensagem importante para o espectador e estudante de Direito. Além de um pouco de ensinamento sobre as relações humanas numa época influenciada pelo racismo.

Incentivados pelo Professor, um grupo de alunos formou uma equipe praticamente imbatível de debatedores entre os anos 20 e 30, que ganhava todos os concursos em que era inscrita. Primeiro, derrotando as principais universidades para negros, e depois conseguindo um confronto histórico com a Universidade de Harvard, formada por alunos da elite branca.

O modelo de competição trazida, coloca duas equipes de estudantes frente a frente. Elas precisam defender seus pontos de vista sobre temas pré-definidos, usando argumentação para convencer os jurados a lhes dar a vitória no debate.

O filme tem bom roteiro, fotografia e trilha sonora. A direção é do próprio Denzel Washington, que vive o personagem Tolson. O longa emociona e provoca a reflexão sob vários aspectos, fruto óbvio dos debates, principal matéria prima da trama.

A obra prendeu a atenção dos novos alunos do curso de Direito por ser baseada em fatos reais e por mostrar a perseverança de um professor que ensina de forma a causar grande impacto na vida do acadêmico, fazendo-os acreditar na sua capacidade de vencer, acreditar que as derrotas são apenas meios para depois se conquistar a vitória, e acima de tudo acreditar no poder das palavras.

A escolha do filme foi justamente para incentivar a participação do aluno nos grupos de pesquisa “Jurisprudência de Direitos Fundamentais” e “Direito Internacional” do curso de Direito UniToledo, que são marcados por estimular os debates e discussões sobre os mais relevantes temas jurídicos.

Edição: André Ferreira