#Notícias Unitoledo
 
 

Alunos de Ciências Contábeis do UniToledo oferecem orientações contábeis gratuitamente à comunidade por meio do NAF – Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

Mariana Páscua

O NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) é uma iniciativa do curso de Ciências Contábeis do UniToledo no qual os alunos contam com o apoio técnico da Delegacia da Receita Federal de Araçatuba para a prestação de serviços fiscais à comunidade.

INOVAÇÃO

Supervisionados pela Docente Simone Regina Câmara Chaves, o 8º semestre do curso desenvolveu a atividade inovadora da disciplina de Laboratório Contábil na praça universitária do UniToledo. A ação realizada buscou esclarecer dúvidas relacionadas ao MEI– Microempreendedor Individual – que trabalha de forma totalmente legalizada.

Chaves conta que na ação os universitários divulgaram para a comunidade acadêmica o que é o MEI, quais profissionais podem aderir, o que é necessário para se tornar um MEI, quais os benefícios e o custo para formalização.

“É uma proposta que busca trazer cidadania às comunidades e treinamento diferenciado aos estudantes, valorizando e promovendo o conhecimento fiscal por meio da prática” Afirma a docente.

SERVIÇOS

A aluna Joice de Fátima Almeida Jerônimo da Silva do 8º semestre do curso de Ciências Contábeis do UniToledo explica que dentre as funções desempenhadas no NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) estão o auxílio à inscrição e informações gerais sobre o simples nacional.

Além disso, o núcleo também presta serviços como: auxílio na emissão de recálculo de DARFs, esclarecimentos sobre o eSocial, auxílio à inscrição e informações cadastrais de CPF, informações e auxílio à regularização de CPF suspenso, auxílio à emissão e informações sobre certidões negativas de débitos PF e PJ, auxílio à consulta à situação fiscal, agendamento on-line de atendimentos na Receita Federal, informações e auxílio à elaboração IRPF, informações e auxilio sobre MEI e informações gerais sobre ITR.

“Nosso objetivo no NAF é oferecer gratuitamente orientações e serviços contábeis para cidadãos hipossuficientes, evitando que estes sejam prejudicados por desconhecimento ou falta de condições de arcar com seus custos” afirma a universitária.

IMPORTÂNCIA

Joice afirma também que a atividade tem uma importância significativa para sua vida acadêmica.

“A atividade é de grande valor para mim como aluna, pois me proporciona a experiência de como tratar os futuros clientes, além de como desenvolver na prática os conteúdos que são aplicados em sala de aula”, finaliza.

Edição: André Ferreira