
O profissional de dança pode criar e dirigir espetáculos de dança e musicais para teatro, cinema ou TV. Em qualquer uma dessas atividades, ele emprega os movimentos corporais, executados de maneira rítmica e ao som de música, com a finalidade de narrar uma história ou expressar uma ideia ou emoção.
O profissional pode trabalhar, ainda, especificamente em coreografa, definindo os passos e os movimentos que os bailarinos devem executar no palco. Hospitais, centros de recuperação de acidentes e até instituições penais costumam contratar este profissional para ajudar na recuperação e na reintegração de adolescentes, crianças e pessoas deficientes.
Possibilidades de atuação
Bailado: interpretar um papel em um espetáculo de dança individual ou coletivo.
Coreografia: planejar e definir a sequência de movimentos que serão executados pelos bailarinos.
Direção: criar e coordenar apresentações de dança, selecionar e dirigir dançarinos e definir (com assistentes) a cenografia, os figurinos e a iluminação do espetáculo.
Expressão corporal: fazer treinamentos e dar oficinas de técnicas corporais de desinibição (em empresas, hospitais, clínicas, escola de atores, etc).
Produção: viabilizar a exibição de espetáculos de dança, conseguindo patrocínios, administrando o orçamento e providenciando materiais necessários para a sua realização.